quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Animais de Concreto

 




Alex Hornest apresenta

ANIMAIS DE CONCRETO

30 de outubro a 30 de novembro de 2010

Abertura: 30/Outubro a partir das 12hrs.

Local: Cavalera ART PROJECTS _ Alameda Lorena, 1922 _ Jd. Paulista

De Terça-feira a Sábado das 12hrs às 19hrs.

Sobre a exposição _

Animais de Concreto faz uma analogia entre cárcere e liberdade apresentando animais africanos, pintados em seu habitat natural - onde são livres - e esculpidos em uma área fechada, aprisionados em jaulas e caixas.

As obras poderão ser vistas em algumas ruas da cidade e na Cavalera ART PROJECTS.

A ideia é mostrar as diferenças de comportamento nestas duas situações distintas e levar, de modo subjetivo, o espectador a pensar em como a escravidão interviu, negativamente, modificando a rotina e a história do povo africano.

A exposição é composta por: 03 Painéis pintados nas ruas, em pontos visíveis e de fácil localização, no meio urbano e ao alcance do publico:

01 _ Av. 09 de Julho/prox. Praça 14 Biz - Bela Vista,

02 _ Rua da Consolação com Av. Rebouças - Centro,

03 _ Rua Domingos Calheiros, 308 - Tucuruvi.



E por 03 esculturas de aproximadamente 3 m de altura por 2 m de largura e 1,5 m de comprimento. Estas são elaboradas em madeira, argila e concreto e expostas na Cavalera ART PROJECTS.

O projeto desta exposição foi vencedor do "1˚ Prêmio Nacional de Expressões Afro-brasileiras" realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, em conjunto com a Fundação Cultural Palmares – FCP – e com patrocínio da Petrobras. Conta, ainda, com o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Empresa Municipal de Urbanização - Emurb.



Sobre o artista _

O paulistano Alex Hornest é pintor, escultor e artista multimídia.

Sua trajetória artística começou na década de 1990 nas ruas de São Paulo, fazendo graffiti e documentando a cena local em vídeos/documentários. Sua carreira ganhou outro rumo quando ele foi convidado a integrar uma exposição coletiva no Museu da Imagem e do Som (MIS) em 1994, nos anos que se seguiram ele continuou a levar suas obras para galerias e museus de todo o País e a partir de 2007 passou a expor regularmente nos Estados Unidos e Europa.

Alex Hornest possui obras em galerias como a Thomas Cohn (São Paulo - BR), Bernardo Marques (Lisboa - PT ) e Jonathan Levine (Nova York - EUA) e em coleções públicas do Victoria and Albert Museum (Londres), Museo de San Miguel de Allende (México) e Museu Afro Brasil (São Paulo).



Nenhum comentário: