sexta-feira, 1 de julho de 2011

Novo Painel Daniel Melim - 3 Perguntas

Novo Painel Daniel Melim - 3 Perguntas
por Flávio Grão via Zinismo


Quem estiver passando pelas imediações da Estação da Luz, sentido centro não conseguirá deixar de perceber uma das mais novas intervenções urbanas da cidade de São Paulo. Trata-se de uma pintura (ou graffiti) de proporções gigantescas feita pelo artista Daniel Melim, tomando a lateral inteira de um prédio da Av. Prestes Maia.

Conhecido pelos trabalhos feitos em stencil, Melim falou com o ZINISMO a respeito dos desafios na execução desse trampo monstruoso.

ZINISMO: Como surgiu a oportunidade ou idéia de fazer este trabalho? E por que a escolha deste prédio específico?

Daniel Melim: Há algum tempo eu tenho corrido atrás de fazer algum trabalho em grandes proporções. Primeiro tentei aqui em São Bernardo, junto com outro artista da cidade e parceiro, Cena7. Mas acabou que não rolou nada. Disso eu já tinha conversado alguma coisa com o Haroldo (SHN), Eduardo Saretta e o Baixo (ambos da galeria Choque Cultural), da minha vontade de tentar fazer esse tipo de trabalho... Essa é uma parte. Bom, no começo do ano rolou uma viagem para Basel, Suíça (conexão Galeria Choque Cultural e Brasileia), onde além de uma exposição, também rolou de pintar na rua, painéis de proporções não tão gigantescas, muros de 4x3 metros, o resultado foi bem legal e quem apoiou essa trip foi a empresa aérea KLM. Quando voltamos pro Brasil, já tinha uma proposta em mente de continuar essa parceria e desenvolver algo maior. Daí surgiu a idéia do painelzão! Desenvolver um grande painel, que realmente interfira na paisagem da cidade.

O muro é um caso a parte. No início, nem era esse muro, era um outro murão, mas não tão grande quanto esse da Prestes Maia. Mas quando nós (artista, produção e patrocinador) vimos essa murão, na hora pensamos: "é esse o lugar!". Uma que é um local que proporciona um visão geral do trabalho, dele inserido na cidade, já que não tem mais nenhuma outra edificação na sua frente (de testa!), o local tem um fluxo absurdo de carros, motos e pessoas (também dá pra ver o painel de dentro do trem), perto da Pinacoteca , Estação da Luz, e por aí vai. Mesmo assim, o lugar é detonado (parte da cracolândia), prédio invadido, mendigos, etc. A região de dia é uma coisa, de noite outra completamente diferente... Enfim, o lugar ideal para um grande painel.

E a questão de segurança. Já tinha rolado de fazer algum trampo nessa altura? Rolou um medo?
Pra ser sincero, eu não sou fã de altura (quem me conhece sabe disso), mas tem toda uma segurança e produção por trás de todo esse trampo. Isso dá um pouco de tranquilidade, mas não vou mentir, no começo é meio tenso de trabalhar. Com o vento então... um equipamento que se chama "balancim"....(risos). Mas a vontade de fazer esse trampo é maior que o medo! Vários meses de produção, não tinha como amarelar e com o tempo você esquece que está trabalhando a 40 metros de altura do chão.

Você costuma trabalhar com stencil e em menores proporções. Como foi adaptada sua técnica para um graffiti em proporções gigantescas como essas?
A grande dificuldade de um grande painel (pra quem pinta a mão livre ou com stencil) é o lance da proporção - não temos um distanciamento visual do muro que possibilite ver o trabalho como um todo, isso dificulta manter a proporção do desenho - impossível dar um traço e andar pra trás pra ver. Como minha técnica-base é o stencil, o grande desafio pessoal era esse, um stencil nessas proporções, de uma forma viável e prática.
A solução foi bem simples, o stencil normal mesmo em papel, pregado com fita crepe. A diferença é que ao invés de fazer um molde único, fiz por partes, dividindo a imagem em pedaços. Depois foi aplicar o spray e ver se funcionava. Digo isso porque nunca tinha feito antes nada dessa proporção, então poderia também dar errado... Mas, ao mesmo tempo, eu e toda a equipe, estávamos com tudo bem planejado. Isso foi um ponto que contribuiu muito para que o trabalho rolasse de uma forma tranquila.

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