quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ato de Solidariedade - Jd. Falcão


Em Julho de 1998, o então prefeito do Município de São Bernardo do Campo, Maurício Soares, atual aliado do prefeito Luiz Marinho, fundamentado em uma decisão judicial de reintegração de posse, determinou e usou da força do Estado, ou seja, Tropa de Choque da PM, para demolir mais de 350 casas, deixando aproximadamente 680 pessoas sem moradia. Houve confronto entre a PM e moradores que se recusavam a se retirar das casas, mas no final do mesmo dia o bairro todos estava ao chão.
A Prefeitura alegou que o loteamento era ilegal por estar situada em área de manancial. Hoje, após 11 anos, o terreno esta abandonado, servindo de deposito de lixo e entulho (apresentando que o intuito da ação não era o meio ambiente), com obras paralisadas da canalização do Corrego do Alvarenga. Uma empresa esta situada próximo ao antigo bairro e outras tantas moradias se encontram em área irregular próximas ao local, mas nada justifica deixar centenas de famílias sem ter aonde morar. A ocupação ilegal dessas áreas reflete a falta de politicas publicas de habitação não só no Município de São Bernardo, mas como em todo Estado e Federação.
No dia 04 de agosto, as 8:00h da manhã, a Associação dos Proprietários em Luta do Jardim Falcão estão organizando uma manifestação não politica, na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, com o intuito de discutir politicas publicas de habitação e refletir questões sobre os diversos loteamentos clandestinos que "pipocam" no subúrbio.



Moradia Digna: Um direito de todos!


.

Nenhum comentário: